Como eu realizo o tratamento da dor na articulação temporomandibular?

Um dos aspectos de extrema relevância na escolha do tratamento para a disfunção de atm (ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR) é o conhecimento por parte do profissional da acomodação/ resposta neurológica do paciente a doença articular/ muscular presente.

O QUE É ACOMODAÇÃO/ RESPOSTA NEUROLÓGICA?

É como o cérebro interpreta a disfunção da articulação temporomandibular, podendo alertar de mínima à nenhuma dor, até dores irradiadas em cabeça, pescoço, face e ouvido com alterações neuroplásticas que possam gerar padrões dolorosos que possam exigir tratamentos medicamentos a longo prazo com vistas ao tratamento desta dor crônica.

Desta maneira, as alterações periféricas estruturais intra articulares (articulação) ou musculares (músculos da mastigação) podem ser diferentemente interpretadas por cada paciente. Isso se dá em função de características próprias do mesmo, e não da magnitude da alteração, como por exemplo um deslocamento anterior de disco sem redução assintomático em um paciente e um disco bem posicionado em outro paciente com extrema sintomatologia dolorosa (artralgia) associada aos achados artroscópicos de sinovite grau IV.

Dessa forma, a resposta a alteração é de extrema relevância na decisão do protocolo de tratamento que será aplicado a um específico paciente, não existindo assim um protocolo padrão como se fosse uma “receita de bolo.”

A avaliação clínica do sistema mastigatório juntamente com a resposta neurológica específica do paciente abrem o jogo de xadrez onde um dos jogadores extremamente experiente (cérebro) irá tentar ensinar ao outro todas as artimanhas e truques para torná-lo tão apto quanto (profissional) para vencer o mestre mais experiente (cérebro).