Dr. Pablo Leite

Cirurgia Ortognática. Um presente construído no passado e desenhando o futuro…

Por: Dr. Pablo Leite

Nos dias 14 e 15 de novembro de 2025 participei como único Brasileiro de um encontro da “North American Strasbourg Osteosynthesis Research Group” em Jacksonville / Flórida/  USA na seda da KLS. Encontro com exponentes mundiais da cirurgia ortognática, com sólida experiência. Além do aspecto clínico das apresentações e do treinamento em laboratório de novas técnicas em cirurgia ortognática a consolidação de conceitos foi um aspecto muito relevante nesta área da cirurgia bucomaxilofacial.

Foto do Grupo de Cirurgiões (12 países estavam representados)

 


O passado da Cirurgia Ortognática… pouco conhecimento, muito estudo. uma história para ficar marcada

Quando falamos nas evoluções das técnicas cirúrgicas em ortognática, temos que pensar que no passado a mobilização e movimentação de um maxilar era algo que no entender dos cirurgiões não era possível. Movimentar um maxilar (ortognática) juntamente com os dentes era algo inconcebível. Existiam limitações que envolviam desde a técnica anestésica (anestesia geral ) que não conseguia controlar fatores hemodinâmicos do paciente por um longo período ( como o sangramento), o não conhecimento do risco de perda de vascularização (suprimento sanguíneo) com necrose do maxilar (hoje já sabemos que isso não é verdade), não tínhamos técnicas de fixação dos maxilares (placas e parafusos com tecnologia) que permitiam uma mobilização (abertura da boca sem necessidade de manter os dentes amarrados) imediata, planejamentos eram limitados a uma visualização 2D com traçados em folhas de acetato sobre telerradiografias em outros. Todos estes fatores fizeram com que os precursores da cirurgia ortognática forem considerados verdadeiros heróis. Eles colocaram o pé em uma estrada cheia de desafios e sem saber sequer aonde iriam chegar.

 

Um presente de vitórias…

A consolidação das técnicas em cirurgia ortognática ocorreu. No passado operava-se somente um maxilar. Agora as cirurgias ortognáticas abordam o problema de maneira correta, uma vez que quando existe alteração no crescimento de um maxilar existe também no outro, ou seja, ambos crescem de maneira incorreta. Será que movimentar um maxilar soment é sempre correto?

Os planejamentos das cirurgias ortognáticas em plataformas 3D se consolidaram, softwares foram desenvolvidos focando na precisão e na exportação de guias customizados individualizados para osteotomias (cortes dos maxilares na cirurgia ortognática) e para reposicionamento dos maxilares no trans operatório da cirurgia ortognática. Quem viveu a fase das cirurgias de modelo em cirurgia ortognática aprendeu muito e pode aplicar os conhecimentos no ambiente 3D.  Seu cirurgião aprendeu cirurgia ortognática como??

As evoluções das técnicas anestésicas (anestesia geral) permitem um controle hemodinâmico muito mais preciso do paciente. Isto é, o controle da pressão arterial e de outros fatores biológicos faz com que o paciente praticamente não perca sangue durante a cirurgia ortognática tornando-a mais limpa, rápida e precisa.

Os acessos cirúrgicos para a cirurgia ortognática tem se tornado cada vez menores, com menos invasão tecidual fazendo com que o reparo e recuperação da mastigação e retorno as atividades diárias seja muito mais precoce.

As técnicas de fisioterapia pós-operatória evoluíram muito. A abordagem dos tecidos com técnicas de manipulação precoce fez com que o edema (inchaço) seja muito mais transitório, levando a uma mastigação mais precoce e uma cicatrização da musculatura da face e das articulações após a cirurgia ortognática muito mais rápida.


As Evoluções Ortodônticas que facilitaram a cirurgia ortognática…..

Dr Terry Gruelle, Private Practice

Greater Cincinnati, Ohio, USA

 

Um dos palestrantes, Dr Gruelle, ortodontista demonstrou sua experiência com o preparo ortodôntico para cirurgia ortognática. Como mais de 18 mil casos de ortodontia com alinhadores, viveu a fase em que somente existiam bráquetes, como ele tratava ortodônticamente os casos para conseguirem realizar a cirurgia ortognática e como hoje tudo é viabilizado com o auxílio da inteligência artificial.

Ele enfatizou que no começo da sua carreira a cirurgia ortognática era muito limitada, não se tinha o conhecimento técnico nem os avanços científicos que hoje presenciamos. Claro que princípios básicos da movimentação dentária para ortognática são os mesmos. Ele demonstrou vários detalhes técnicos da movimentação ortodôntica para ortognática de maneira muito clara e científica.

Dr G Swennen, Bélgica

 

Um dos inovadores mundiais da cirurgia ortognática. Dr Swennen revolucionou a cirurgia ortognática por demonstrar como a mesma pode ser otimizada com acessos cirúrgicos menores, otimização do tempo cirúrgico e desenvolvimento de instrumentos cirúrgicos mais delicados e precisos para as cirurgias ortognáticas. Hoje seu Kit de instrumentos cirúrgicos para ortognática é comercializado mundialmente pela KLS martin, empresa líder no mercado por anos. Apesar dos conceitos de minimizar as incisões em ortognática já serem descritos por alguns cirurgiões foi Dr Swennen que consolidou os princípios.


Visionando o Futuro em cirurgia ortognática.

A atualização em cirurgia ortognática aconteceu em um dos mais modernos centros de treinamento do mundo. Ao lado da KLS martin World fizemos uma visita a sede “manufacturing” da KLs martin nos EUA. A tendência a customização em cirurgia ortognática, ou seja, da construção de modelos perfeitos adaptados individualmente a anatomia do paciente é um caminho sem volta. Impressoras modernas juntamente com diversos materiais biologicamente aceitos garantirão em um futuro breve maior segurança e qualidade a pacientes com deformidades dentofaciais que necessitam de cirurgia ortognática.