Dr. Pablo Leite

Ácido hialurônico na ATM é realmente efetivo?

Por: Dr. Pablo Leite

1. Qualidade de vida relacionada à saúde bucal a longo prazo após a artrocentese da ATM (articulação temporomandibular) com ácido hialurônico. Um estudo de corte retrospectivo

Oghli et al. (2020) investigaram os efeitos da artrocentese da articulação temporomandibular (ATM) com ácido hialurônico (AH) na qualidade de vida relacionada à saúde bucal. Os resultados indicaram que altos níveis de dor articular na linha de base poderiam limitar a melhoria na qualidade de vida. Fatores psicossociais, como estresse e ansiedade, assim como comorbidades e características da dor (aguda ou crônica, duração, frequência), também foram associados negativamente à evolução da QoL (qualidade de vida).

2. A artrocentese com ácido hialurônico é superior à artrocentese isolada no tratamento do deslocamento do disco sem redução em pacientes com bruxismo?

Al-Baghdadi et al. (2014) sugerem que a artrocentese combinada com o uso de placa estabilizadora de acrílico rígido resulta em alívio significativo da dor e melhoria da função articular, especialmente em pacientes com DDwoR (deslocamento do disco sem redução) e bruxismo. A irrigação articular com solução de Ringer remove mediadores inflamatórios, favorecendo a produção de líquido sinovial saudável. Apesar do suporte inicial do uso de AH (ácido hialurônico), os autores concluem que sua eficácia é temporária e não essencial se o tratamento incluir artrocentese e placa. Ensaios clínicos randomizados adicionais são recomendados.

3. Injeção intra-articular de ácido hialurônico versus plasma rico em plaquetas após artrocentese de punção única para o manejo de desarranjo interno da ATM (articulação temporomandibular): Um ensaio clínico randomizado duplo-cego

Marzook et al. (2020) compararam os efeitos do AH (ácido hialurônico) e do PRP (plasma rico em plaquetas) após artrocentese em pacientes com DTM (disfunção temporomandibular) nos estágios II e III de Wilkes. O grupo tratado com PRP (Grupo C) apresentou melhores resultados em todos os desfechos, incluindo dor, estalos articulares e abertura bucal, especialmente aos 6 meses de seguimento. Embora ambos os tratamentos tenham sido eficazes, o PRP (plasma rico em plaquetas) demonstrou benefícios mais duradouros.

4. Avaliação da eficiência das injeções intra-articulares de ácido hialurônico, PRP (plasma rico em plaquetas) e I-PRF (fibrina rica em plaquetas injetável) no tratamento do desvio interno da articulação temporomandibular: Um estudo prospectivo

Segundo Poveda Roda et al. (2007) e Pihut et al. (2021), 87% dos pacientes eram mulheres. O estudo sugere que o uso de substâncias autólogas, como PRP (plasma rico em plaquetas) e I-PRF (fibrina rica em plaquetas injetável), pode ser preferível ao AH (ácido hialurônico) devido a efeitos semelhantes com menor risco de reações adversas. As possíveis diferenças hormonais e psicossociais entre os sexos são discutidas como fatores contribuintes.

5. Avaliação dos efeitos da artrocentese da ATM (articulação temporomandibular) com injeção de ácido hialurônico nos côndilos mandibulares usando análise de dimensão fractal: Um estudo retrospectivo

Este estudo identificou que o tratamento com artrocentese mais injeção de AH (ácido hialurônico) melhora a relação disco-côndilo e reduz a dor articular. Além disso, observou-se aumento nos valores de dimensão fractal (FD (dimensão fractal)), indicativo de alterações microestruturais positivas como resposta à recuperação funcional e ao aumento da carga mastigatória.

6. Comparação da eficácia do tratamento entre ácido hialurônico e artrocentese mais ácido hialurônico em desarranjos internos da articulação temporomandibular

Estudos de Kopp et al. (1985), Neeli et al. (2010), Sharma et al. (2013) e Manfredini et al. (2012) mostram que a combinação da artrocentese com AH (ácido hialurônico) é mais eficaz do que a injeção isolada de AH, principalmente na dor ao mastigar e na qualidade de vida de pacientes com DDwR (deslocamento do disco com redução) e DDwoR (deslocamento do disco sem redução). Recomenda-se iniciar o tratamento o mais cedo possível para melhores resultados.

7. Comparação da injeção intra-articular de plasma rico em fatores de crescimento versus ácido hialurônico após artroscopia no tratamento da disfunção temporomandibular: Um estudo prospectivo randomizado

Neste estudo, pacientes tratados com PRGF (fator de crescimento rico em plasma) após artroscopia obtiveram melhores resultados funcionais e maior alívio da dor do que aqueles tratados com AH. A injeção foi realizada diretamente no espaço articular inferior sob visualização, aumentando a eficácia. Apesar da diferença clínica entre os grupos ser modesta, os autores destacam a vantagem biológica do PRGF (fator de crescimento rico em plasma) e a necessidade de novos estudos para confirmação dos resultados.

Conclusão Geral:

Os estudos revisados demonstram que a artrocentese isolada, bem como sua combinação com placas estabilizadoras, são tratamentos fundamentais para disfunções temporomandibulares, especialmente DDwoR (deslocamento do disco sem redução). O uso adicional de AH (ácido hialurônico) pode melhorar temporariamente os resultados clínicos, mas não é imprescindível em todos os casos. Terapias autólogas como PRP (plasma rico em plaquetas) e PRGF (fator de crescimento rico em plasma) mostram desempenho superior, especialmente em longo prazo, sendo promissoras alternativas nos protocolos de manejo da DTM (disfunção temporomandibular).